MAZOWASZE, A ALMA POLONESA DANÇA…

MAZOWASZE, A ALMA POLONESA DANÇA…

No meio da tragédia que abala Santa Catarina – chuvas derramadas,enchentes,terras caídas levando consigo a esperança da nossa gente,mas não a coragem do recomeçar – um inesquecível espetáculo de dança iluminou e tingiu de azul,o céu de Santa Catarina.

Falo, do belíssimo balé nacional da Polônia – Mazowsze . Uma tradição que há 60anos revela o folclore, a alma bailarina da Polônia.

O tempo pára. Alinda- se o nosso olhar! Entre giros,volteios,saltos,sapateados a alma de um povo dança e como dança!!! No palco, a magia da música, do ritmo, das cores,da arte popular que o coreógrafo Witold Zapala explora com talento e conquista uma platéia fascinada com a beleza de sua Arte.

Sua história começou em 1948 quando preocupado em savalguardar o folclore e  difundi-lo entre as novas gerações, o professor Tadeusz Sygientynska,compositor e um apaixonado pelo folclore, e a atriz Mira Ziminska-Sygientynska fundaram o Mazowsze – o Balé Nacional da Polônia..

Determinação,obstinação,trabalho duro,disciplina. Estaria aí a receita para o estupendo sucesso do Grupo Mazowasze? Também. Mas,sobretudo, o grupo rompeu as fronteiras do regionalismo,constituindo uma representação de excelência das qualidades e valores de uma cultura nacional, acumulada ao longo das gerações.

Polônia,nascida em 966,séc.X, abriga um povo,forte,trabalhador e muito alegre. Sua dança fala da vida rural, das lidas no campo, do amor, da primavera, das crenças, da vida e alma de seu povo. E, é esta alma polonesa que dança nos palcos de Santa Catarina reerguendo a alma catarina que chora suas perdas irreparáveis.

Mazowasze, a alma polonesa dança!!

(texto da profª Lélia P. Nunes, presidente da Fundação Aníbal Nunes Pires, especialmente para o Blog Dança Catarina)



Amigos dançantes!

No último dia 28.11 o Blog Dança Catarina teve a imensa satisfação de ser convidado para assistir ao espetáculo Mazowsze da Cia Nacional de Ballet da Polônia no recém inaugurado Teatro Pedro Ivo Campos.

A companhia polonesa Mazowsze é um ícone do folclore internacional. Com 4,5 toneladas de bagagem e 96 componentes – entre corpo de baile, coro e orquestra -, o grupo fez uma turnê por seis cidades catarinenses. Num espetáculo inesquecível, apresentou belas canções polacas, danças regionais e mais de 800 trajes coloridos que representam o folclore de vários recantos da Polônia. E toda essas bagagem é necessária uma vez que, durante o espetáculo, cada bailarino troca de sete a dez vezes de roupa, tendo para isso não mais do que três minutos. Os vestidos das mulheres são costurados e bordados manualmente, e os cintos de prata do vestido de Cieszyn – ricamente ornamentados – são considerados verdadeiras obras de arte. Os espetáculos do Mazowsze já foram vistos em 50 países e por 16 milhões de espectadores que, emocionados não cansam de aplaudir e pedir bis da apresentação.

E o Blog Dança Catarina não poderia deixar os seus fiéis leitores de fora, por isso preparamos com absoluta exclusividade uma série de vídeos e fotos realizados durante a apresentação, para que vocês possam desfrutar e conhecer um pouco deste belíssimo e inesquecível espetáculo. Já que, infelizmente, o público aqui em Florianópolis não teve acesso pois as apresentações foram fechadas, ou seja, não houve venda de ingressos, estes foram distribuídos apenas para convidados.

PREZADOS LEITORES!

INFORMAMOS QUE, LAMENTAVELMENTE, POR SOLICITAÇÃO DA ASSESSORIA DE IMPRENSA EM SC DO BALLET MAZOWSZE, ESTAMOS RETIRANDO DO BLOG E DO YOUTUBE OS VIDEOS DO ESPETÁCULO.

dsc02244

dsc022501
dsc02253
dsc02262
dsc02264
dsc02270
dsc022761
dsc02278
dsc022792
dsc02286
dsc02289
dsc02291
dsc02295
dsc02300
dsc023011
dsc02302
A correria era tanta que a coxia virou camarim

A correria era tanta que a coxia virou camarim

Profª Lélia Nunes, o coreógrafo Witold Idzi Zapala e a editora do Blog, Clarisse

Profª Lélia Nunes, o coreógrafo Witold Idzi Zapala e a editora do Blog, Clarisse

Anúncios

6 Respostas para “MAZOWASZE, A ALMA POLONESA DANÇA…

  1. Olá,

    Sou bailarina e também tenho um Blog, mas é voltado para Dança do Ventre! Gostei de tudo por aqui! Os textos são bem interessantes!!

    Vou postar o link de vcs no meu blog, se puderem apareçam por lá para trocarmos figurinhas e enriquecermos o mundo da dança!

    Grande beijo!
    http://www.dancadoventre.art.br

  2. Oi Luana!

    Muito legal o teu comentário!
    Fico contente que pessoas de outros estilos de dança também apareçam por aqui. já estou colocando o teu link no blog e aproveito para te parabenizar, teu blog é muuuuito bom mesmo!. Li vários posts e gostei muito, especialmente um em que você fala “Limite-se e seja feliz!”. Vou te dizer que concordo em gênero. número e grau, pois acho que isto também se aplica às bailarinas de salão.
    Adoro dança do ventre, minha filha fez durante 4 anos e eu durante um e tenho muita vontade de voltar, quem sabe um dia.
    Se quiseres dê uma olhadinha no meu blog pessoal, http://www.clarisseeneville.weebly.com
    Apareça sempre!!!

  3. LUIZ CARLOS CUERCI FEDESZEN

    Parabéns por este grupo de danças, tão espetacular.
    Resido no interior do Espirito Santo e somos a pequena e unica comunidade polonesas destas bandas de cá.
    Fazemos o possivel para tentar manter vivas as tradições, mesmo em meio a tantas dificuldades.
    Me dirijo a vocês para solicitar a musica ou nome da musica que é usada nesta dança com os arcos de flores.
    Tenho o DVD com a dança porém não consigo a musica. No DVD os aplausos atrtapalham copiar a musica para fazermos as apresentações
    Desde já agradeço.

    Um abraço.

    Luiz Carlos Cuerci Fedeszen
    Águia Branca[
    Espirito Santo.

    • Oi Luiz,

      Nos apenas trouxemos aos nossos leitores um pouquinho da alegria que tivemos em assistir este magnífico espetáculo. Já que aqui em Florianópolis as apresentações foram fechadas, apenas para convidados do governo do estado. Você já tentou um contato com o pessoal do grupo? Talvez a Bárbara (professora de ballet e uma das organizadoras da tournée deles) possa conseguir isso para você, o email dela é barbararey@gmail.com. Outra pessoa que talvez possa te auxiliar é a professora Lélia Nunes, podes encaminhar um email a ela também: lelia.nunes@gmail.com

      Abraços,
      Clarisse

    • Oi Luiz!

      Conseguimos o contato do Mazowsze aqui no Brasil, acho que vai ser muito interessante conversares diretamente com eles.
      Depois volta aqui pra nos contar os resultados.

      Abraços,
      Clarisse

      Instituto Mazowsze no Brasil
      Rua: São Marcelino Champagnat s/no.
      CEP: 88701-160 Criciuma- SC
      Fones: (048) 34332761 ou 99941782
      email- diretora_mazowsze@hotmail.com
      Presidente: Iara Maria Silva Gaidzinski

  4. Clarisse.
    Parabéns pela matéria sobre a apresentação do Mazowsze!!
    Eu fui no show deles, no dia 23/11/08, em Joinville.
    Saí aqui de Araucária (PR), passei por tudo ai, e vi a tristeza que a chuva estava trazendo.
    Quase não consegui chegar, tinha interditado a estrada. Mas, tudo deu certo!!
    Sempre fui apaixonada pelo trabalho deles…. em 2005 visitei a sede na Polonia.
    E os vendo dançar, ao vivo e a cores… Não tem palavra que descreva tanta beleza!

    PARABÉNS pelo seu trabalho.

    Milena Perciak

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s