Tango com rosa na boca? “Mais Gafieira do que Samba”?? É a Dança dos Famosos!!

Alô Dançantes!

Eu jurei que não iria me manifestar.

Depois daquela rosa na boca no domingo retrasado durante a apresentação de Tango do Marcelo Granjeiro e da Sheron Menezes, depois de ouvir o Faustão dizendo que o tango não se renova desde Piazzolla e que o turista gosta mais de tango do que o próprio povo argentino, depois de ouvir o Artur Xexéo dizendo que existe um tal de tango eletrônico “mas não na Argentina, na Europa, na França” e por fim, o Faustão arrematando com um tal “baladão de Tango” eu nem ia assitir a final no domingo passado. Osvaldo Zotto deve ter se revirado no túmulo.

Mas era gafieira e aí o coração e a curiosidade falaram mais alto, não vou tecer comentários sobre o tal paso doble, nunca vi isso em nenhuma academia e em nenhum baile, em lugar nenhum, isso é coisa de ballrom.

Conheci o Marcelo Granjeiro em 2002, durante a Semana da Dança da Mimulus, criador do “Zouk Du Soleil”, me parece um bom profissional, um rapaz esforçado e desprovido da arrogância que permeia muitos dançarinos que conheço. Indiscutivelmente ele e Sheron formavam a dupla mais qualificada, técnicamente falando.

Fiquei surpresa ao ouvir o Carlinhos de Jesus dizendo que o Alexandre havia feito parte de sua companhia, o samba de gafieira dançado por ele foi no máximo um intermediário e olhe lá, pesado, pernas abertas, fora de ritmo, uma pegada horrível, dei pulos no sofá e mais ainda ao ouvir o tal júri artístico elogiando.

Mas enfim, acho que entendi, o que é avaliado na Dança dos Famosos é o carisma e a interpretação, até por que, com exceção do Carlinhos não havia mais ninguém no júri com conhecimento e competência para avaliar a dança de salão.

Que a Dança dos Famosos colabora para a difusão da dança de salão, é indiscutível, mas a que preço? A quantidade de asneiras e bobagens ditas durante o programa é um tremendo desserviço à dança. Outra coisa que é muito difícil engolir, por que não é dado espaço para as mulheres profissionais da dança de salão? As bailarinas do Faustão que nunca fizeram uma aula de bolero na vida colaboram ainda mais no somatório de erros e barbaridades apresentados e isso acaba também por desequilibrar os competidores, pois como elas podem ensinar algo que nunca aprenderam?

Vou encerrar estas divagações e este desabafo incontido com um e-mail que recebi de meu amigo e jornalista da Agenda da Dança de Salão Marco Antônio Perna, mas uma excelente reflexão que li, gostei e dou de presente para vocês.


“Mais Gafieira que Samba ?!

Hoje, 25/07/2010, assisti conformado a vitória da Fernanda Souza na Dança dos Famosos, do Faustão. Conformado porque, apesar da minha torcida por Sheron Menezes e de ter a certeza que ela é a melhor dançarina, devo admitir que o Marcelo Granjeiro (que conheço desde 1993 e considero um ótimo profissional) pisou na bola na coreografia do Paso Doble. Ele não mostrou a

essência desse tipo de dança e fez muitos movimentos de outros ritmos. E não foi por falta de aviso, pois diversos outros participantes perderam pontos por esse mesmo motivo em diversas ocasiões. Admito também que Sheron e Marcelo deram uma bobeada num erro no Samba de Gafieira. Mas, fora isso, fico triste ao perceber que ela não tinha a menor chance. O carisma e o teatro prevaleceram e a Fernanda, que é fraca como dançarina, deu um banho em carisma e interpretação.

Nunca houve uma final desse concurso onde a dicotomia do carisma e técnica, ou plástica da dança e interpretação estivessem tão evidentes. Sheron, linda e possuidora de um extraordinário talento para a dança de salão onde a técnica e a beleza plástica dos movimentos imperam, enfrentando Fernanda, dona de um extraordinário talento de interpretação e com grande carisma. Como declarei antes, minha preferência sem dúvida é a Sheron, mas eu tenho uma visão técnica que só quem pratica dança de salão tem. A maioria da população não vê detalhes. Aliás, nem o jurí técnico do Faustão é capaz de avaliar tão bem a dança de salão. Eles não tem o olho treinado para esse tipo de dança. Fora, claro, Carlinhos e Jaime e o Viola que tem se superado, admito.

Não me conformo é com a tragédia anunciada dessa edição da Dança. A Sheron foi prejudicada em vários domingos onde dançava primeiro e alguém do júri artístico dizia que estava dando 9 porque tinha ainda que avaliar os próximos e nos próximos, mesmo piores, davam 10. Pior ainda foi o jurado artístico de hoje, o Maluf, que teve a coragem de dizer que viu mais gafieira que samba na apresentação da Sheron. Esse cara não pode ser chamado para nada de dança. Não sei o que ele entende de samba, mas essa frase foi a pior que ouvi até hoje. Ou ele teria dito mais samba que gafieira?? Não importa. Imaginemos que ele se refira ao samba de gafieira quando fala gafieira, como erradamente os paulistas fazem. Então o que é samba na visão dele? Samba no pé ? Se for, também não mata a charada porque não tocou samba de carnaval, e era para se dançar em par, no salão. Será que foi porque deram uma sambada no meio? A Fernanda também deu e é plenamente plausível sambar separados alguns segundos no meio de uma apresentação de samba de gafieira. Será que ele achou que tinham muitos passos aéreos? O pagode paulista de show só tem passo aéreo e foram sugados do samba de gafieira e do Rock, será que ele pensou na dança (fraca) pagode paulista ou na dança samba-rock (que é completamente distinta e lembra mais um soltinho)? Por mais que eu tente entender não consigo. E mesmo que ele explique só

vai confirmar que não entende nada. Simplesmente um incompetente.

Voltando a dicotomia, Sheron também foi prejudicada pelas músicas selecionadas para ela, que foram muito piores que as selecionadas para a Fernanda. Será um complô astral para beneficiar a Fernanda ?

Apesar de ter achado que Sheron e Marcelo tenham dançado o verdadeiro samba de gafieira e não ter visto nada desabonador (fora o pequeno erro), não me empolguei com sua apresentação de samba, aliás nem a da Fernanda que gostei menos ainda. Mas mesmo assim a coreografia da Sheron foi muito complexa e com todos os passos representativos de nosso samba de gafieira.

O que é mais importante na dança? Técnica ou interpretação? Beleza plástica ou carisma? Para mim o mais importante é o que a Sheron representa, mas fica clara a preferência do público após essa edição da Dança do Faustão. Já tínhamos noção disso, pois os nossos dois maiores referenciais da dança de salão representam perfeitamente essa dicotomia, gerando revoluções mágicas nos últimos 25 anos. Talvez a dança de salão brasileira não chegasse onde está sem eles. Um promoveu a divulgação de nossa dança de uma maneira nunca vista, por seu carisma e interpretação e o outro uma nova visão de formação técnica e profissional, pela beleza plástica e técnica de seus movimentos.

Não podemos deixar de ter nenhum. Fernanda tem dança para musicais e Sheron para apresentações sérias de Samba de Gafieira ou Tango.”

Marco Antonio Perna

Rio, 25/07/2010

Anúncios

4 Respostas para “Tango com rosa na boca? “Mais Gafieira do que Samba”?? É a Dança dos Famosos!!

  1. Excelente post!

  2. excelente post…

  3. Obrigado pelas palavras.

    Beijos cariocas.

  4. Venho por meio deste parabenizá-lo CARLINHOS DE JESUS, pela brilhante apresentação no encerramento da 14ª EDIÇÃO DO FESTIVAL “SETEMBRO EM DANÇA”, que aconteceu no dia 26 de setembro no PARQUE ECOLÓGICO em Indaiatuba-SP. Aproveito a oportunidade para também parabenizar pelo EXCELENTE TRABALHO E PROFISSIONALISMO, em todo território brasileiro. PARABÉNS! SEJA SEMPRE BEM VINDO! Desejo e deixo nestas poucas palavras sinceros votos de muita SABEDORIA, CONHECIMENTO, ENTENDIMENTO e principalmente DISCERNIMENTO em todos os seus caminhos. Acabei de depositar na sua conta a importância de muitos DIAS, SEMANAS, MESES E ANOS DE FELICIDADE E PROSPERIDADE, SAÚDE, PAZ, AMOR e que Deus estenda às mãos sobre você e toda sua família e acrescente 100 por cento de juros em cima de tudo isso. “A MAIOR RECOMPENSA PELO TRABALHO NÃO É O QUE A PESSOA GANHA, MAS O QUE ELA SE TORNA ATRAVÉS DELE.”

    DESEJO SUCESSO!

    PAULO SOLUÇÃO
    http://www.paulinhosolucao.blogspot.com
    paulinhosolucao@gmail.com
    paulo.1470@hotmail.com
    Salto/SP

    Obs.:
    É isso ai precisamos estar sempre atento Hein!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s