A arte da Dança muda vidas…

“‘Eu louvo a dança, pois ela liberta o ser humano do peso das coisas, une o solitário à comunidade. Eu louvo a dança, que tudo pede e tudo promove; saúde, mente clara e uma alma alada. Dança é a transformação do espaço, do tempo e do ser humano. Eu louvo a dança! Ser humano, aprenda a dançar! Senão os anjos do céu não saberão o que fazer de você”.

A citação de Santo Agostinho comprova que não é de hoje que a dança seduz gerações desde que o mundo é mundo. A dança liberta a alma, torna-nos leves e é um escape para tudo o que nos atormenta. A dança muda a vida das pessoas,crianças, jovens, adultos, idosos. Estamos cercados de exemplos de pessoas que redescobriram a confiança em si mesmas, encontraram na dança uma razão para sorrir, uma razão para viver. Dançar faz parte da natureza humana desde sempre. Mesmo nos lugares mais improváveis a dança pode fazer maravilhas…

E para ilustrar resolvi trazer um vídeo dos dançarinos prisioneiros do Centro de detenção e Reabilitação da Província de Cebu, nas Filipinas. Tenho certeza que muitos já devem ter visto as várias coreografias que fazem sucesso principalmente no youtube. Estas coreografias foram idéia de Byron Garcia, um consultor de segurança do governo desta província, ele é categórico ao afirmar que a nova rotina de exercícios com dança melhorou “drasticamente” o comportamento dos presos, reduzindo os índices de violência interna, de evasão e de reincidências. Dois ex-detentos já fazem da dança, hoje, uma profissão.

“Usando a música, pode envolver o corpo e a mente. Os prisioneiros têm que contar, memorizar passos e seguir a música”, disse Garcia à BBC.

“Os prisioneiros  me dizem: “precisa colocar a sua mente longe da vingança, da loucura ou de planos para escapar da prisão ou juntar-se a uma gangue'”, acrescentou Garcia.

A dança é obrigatória para todos os 1,6 mil detidos na prisão de Cebu, excepto para os idosos e doentes.

Nesta época de tantas propostas e mudanças de governo fico pensando, que pena que a arte da dança ainda não seja vista pelos nossos governantes como um assunto sério, concreto, uma solução possível para melhorar a qualidade de vida de milhares de brasileiros…

Este é, na minha opinião, um dos melhores vídeos realizados pelos já famosos prisioneiros filipinos, não apenas pela coreografia (do filme This Is It) mas também pela letra (They don’t care about us) e pela mensagem que transmite. Simplesmente fantástico!!! Para ver e partilhar!”

Enjoy!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s