Galeria

29 DE ABRIL – DIA INTERNACIONAL DA DANÇA!

PARABÉNS A TODOS OS AQUELES FAZEM DA DANÇA A SUA ARTE, A SUA FORMA DE EXPRESSÃO, AOS QUE VIVEM DA DANÇA, AOS QUE VIVEM PARA A DANÇA E PRINCIPALMENTE, AOS QUE AMAM A DANÇA!
E como não poderia deixar de ser, a classe vai aproveitar a data para, mais uma vez, se mobilizar e sensibilizar governo, comunidade e a opinião pública quanto à importância social da dança.
Em Santa Catarina, as atividades mobilizam a classe artística e profissionais do setor que comemoram pontualmente nas suas cidades, organizados por escolas, grupos ou pessoas espontaneamente,  com o apoio da Aprodança – Associação dos Profissionais de Dança e do Fórum de Dança de Santa Catarina.

A programação reunirá uma série de ações em Florianópolis, Joinville, Criciúma e Jaraguá do Sul, entre outras cidades, onde vão ocorrer  palestras, aulas abertas, apresentações , espetáculos, lançamentos de livros, mesas redondas, entre outras atividades. Lisa Jaworski, presidente da Apodança, diz que haverá um “abraço coletivo” com a intenção de divulgar a proposta de ação política para as questões urgentes da dança, destacando a criação do curso de graduação de dança na Udesc – Universidade de Santa Catarina.

Aqui na Ilha a programação será a seguinte:

ABRAÇO COLETIVO –  entre as 13h e as 13h30, será realizado um abraço coletivo em torno do CEART e do prédio da Reitoria da UDESC, no Itacorubi, com o intuito de mobilizar a universidade junto ao processo de implantação do curso.

PROGRAMAÇÃO NA UDESC (todas as ações são gratuitas):

Jam Session

Facilitadora: Ana Alonso – projeto Entrando em contato

Local: Sala de Dança 1 CEART

Horário: 11h

Improvisação em dança

Facilitadora: Diana Gilardenghi

Local: Espaços ao ar livre, início na Arena do CEART

Horário: 14h

Trechos do espetáculo Nijinsky – Para dentro do coração de Deus

Local: Arena do CEART

Horário: 15h

Percepção Física

Ministrante: Alejandro Ahmed – Grupo Cena 11 Cia. de Dança

Local: Sala de Dança 1 – CEART

Horário: 16h30

Inscrições até dia 28 de abril, pelo email: jussarajxavier@gmail.com

Mostra de dança

Horário: 18h30

Local: Espaço 1 CEART

Serão apresentados trabalhos de encenação em processo ou finalizados, dentre eles  “Projeto L.E.G.O” de Pedro Coimbra e “A saudade é como líquido que transborda, ou, para Teresa” de Anderson Luiz do Carmo.

Instituída em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO, a data ocorre anualmente por iniciativa do Conselho Internacional de Dança (CID). A data é uma homenagem ao nascimento do bailarino e mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810).
O dia internacional da dança, 29 de abril, será marcado mais uma vez por várias atividades em Santa Catarina e no Brasil.

Um pouquinho de história

Em 1982, o dia 29 de abril foi instituído como Dia Internacional da Dança pelo Comitê Internacional de Dança (CID), ligado à UNESCO, com o objetivo de atingir ao grande público, reunindo um número cada vez maior de pessoas em torno do interesse por essa linguagem. O dia foi escolhido em homenagem ao aniversário de nascimento do bailarino Jean-Georges Noverre (1727 – 1810), criador do balé moderno. Além do caráter comemorativo, a data marca a reivindicação da classe artística por um maior espaço – físico, simbólico e econômico – para a Dança no mundo, propondo ainda um movimento pela paz e igualdade, superando as diversas barreiras através desta linguagem universal.

O movimento também estará presente em Itu, no interior de São Paulo, aproveitando a presença da Cia. de Dança GpoEx/SCAR, durante a apresentação do espetáculo “Vazio das Partes”, que cumpre turnê pelo Brasil como resultado da seleção no prêmio Klauss Vianna de dança da Funarte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s