Galeria

Fernanda Silva e Ricardo Koscialkowski são os campeões do VII Baila Duo!

Fernanda Silva e Ricardo Koscialkowski, representando Florianópolis, venceram o VII Baila Duo – Concurso de Duplas de Dança de Salão, realizado ontem (01/05) à noite, no grande salão panorâmico do Majestic Palace Hotel. A disputa programada dentro da XI Mostra de Dança de Salão de Florianópolis – Baila Floripa 2012 ocorreu antes da festa de encerramento do evento, que desde sábado (28/04) reuniu centenas de participantes para uma agenda de workshops, espetáculos em teatro e bailes. Cerca de 400 pessoas assistiram à apresentação de sete casais concorrentes: um de Curitiba, um de Florianópolis e cinco de São Paulo.

     O campeonato, coordenado por Marlon Marian, foi dividido em duas baterias eliminatórias. A primeira iniciou às 22h10, com quatro duplas, e a segunda às 22h30, com as outras três. Os dançarinos foram avaliados em uma sequência de ritmos sorteada na hora pelos organizadores: zouk, tango, salsa, bolero e samba. Os jurados observaram os quesitos criatividade, harmonia do casal, expressão corporal, figurino, técnica, musicalidade e deslocamento pelo salão, durante dois minutos em cada ritmo. O som ficou a cargo do DJ Daniel Pozzobon.

     Cinco casais retornaram ao salão, às 23h10, para a etapa final, obedecendo à mesma ordem de músicas. A comissão julgadora foi composta pelos bailarinos e professores Alini Lima, de São Paulo; Cristovão Christianis, de Porto Alegre; Bianca Gonzalez, do Rio de Janeiro; e Alexandre Melo, ex-presidente da Associação Catarinense de Dança de Salão (Acads). Às 23h45, Aline Menezes e Guilherme Abilhôa, atuais presidente e vice-presidente da Acads, anunciaram os campeões: Fernanda Silva e Ricardo Koscialkowski, de Florianópolis, em primeiro (nota 9,12); Carolina Parpinelli e Edgar Fernandes, de São Paulo, em segundo (nota 9,11); Melina Passarelli e Matheus Barros, de São Paulo, em terceiro (nota 9,03).

     Como premiação, os vencedores receberam R$ 2.000,00, pacote completo para o Baila Floripa 2013 e inscrição automática na mostra oficial do ano que vem. Os vice-campeões ganharam um pacote completo com hospedagem e alimentação para o Baila Costão 2012. E a terceira dupla classificada levou um pacote completo para o Baila Floripa 2013. O 6° Baila Costão será de 26 a 29 de julho, no Costão do Santinho Resort & Spa, na praia do Santinho, extremo Norte da Ilha de Santa Catarina.

Concorrentes

*Fernanda Silva e Ricardo Koscialkowski (Florianópolis) – 1º lugar

*Carolina Parpinelli e Edgar Fernandes (São Paulo) – 2º lugar

*Melina Passarelli e Matheus Barros (São Paulo) – 3º lugar

*Amanda Pereira e Bruno Batata (São Paulo) – finalista

*Natália Bertolo e Deividi Pinheiro (São Paulo) – finalista

*Andressa Malerba e Daniel Lessa (São Paulo)

*Fernanda Dubiel e Emmanuel Keiber (Curitiba)

Os campeões

     Fernanda Silva, florianopolitana de 23 anos, eventualmente observava sua mãe nas aulas de dança de salão, quando ainda era adolescente. Mas não foi este o principal motivo que a fez ingressar na arte, pois a vontade de dançar era inata. “Eu sempre quis, mas nunca dava”, diz ela sobre a dificuldade de conciliar as atividades. Depois de uma passagem pelo jazz, ingressou em 2003 no curso de dança de salão de Kleber Ramos, ministrado no Paula Ramos Esporte Clube. No ano seguinte, continuou o aprendizado na antiga Oficina da Dança e, em 2005, no Paço da Dança, onde também atuou como integrante da companhia do professor Marcelo Leal.

     Em 2007, dançou na Cia. Nando Berto e, no fim do mesmo ano, partiu para um intercâmbio em Miami, onde teve intenso contato com a salsa. Ao retornar à Capital catarinense, em 2008, decidiu aperfeiçoar-se por conta própria. Com o colega Edgar Fernandes (hoje, radicado em São Paulo), passou a estudar a dança caribenha. Já no fim de 2009, o foco dos estudos moveu-se em direção ao tango, sendo aluna de Gabriel Ferreira. Estes dois ritmos a levaram outra vez para o exterior: entre 2010 e 2011, trabalhou na organização dos congressos internacionais de salsa, em Berlim, e de tango em Mantova, na Itália. Conferiu os passos portenhos em Buenos Aires e morou em Paris, convivendo com bailarinos de diversos gêneros de dança.

     Ricardo Koscialkowski, também 23 anos, nasceu em São Paulo e mudou-se aos seis com a família para Florianópolis. Na chegada à Ilha, seus pais procuraram aprender danças gaúchas tradicionalistas, enquanto a irmã mais velha optou pelos conhecidos ritmos de salão. Aos 10 anos, participou de uma coreografia de dança de salão do professor Edson Nunes (atualmente, estabelecido em Porto Alegre), apresentada em teatro, asilos e outros locais da cidade. “Minha história já foi direto com o palco, eu gosto é do palco”, conta ele.

     Em 2004, teve aulas por seis meses na extinta Casa de Dança Luiz e Laura. Retomou a atividade somente depois de dois anos, no Centro Cultural Kirinus (atual Cenarium Escola de Dança), tendo atuado em três de seus espetáculos. Em 2009, competiu no Ritmo a Dois, durante o Festival de Dança de Joinville, vencendo nas modalidades salsa e samba. Ainda naquele ano, sabendo que o diretor da Mimulus Cia. de Dança, Jomar Mesquita, de Belo Horizonte, estaria na comissão julgadora do Baila Duo, inscreveu-se no concurso apenas com o intuito de mostrar sua performance a ele. Deu certo. No ano seguinte, foi convidado para uma audição em Minas Gerais. Ricardo faz parte da companhia até hoje, apresentando-se por todo o País e no exterior.

Triunfo do acaso

     A vitória da dupla no Baila Duo 2012 surpreendeu a eles próprios até pela casualidade com que a parceria se firmou. Desde que se conheceram, há cerca de cinco anos, foram raras as vezes que se encontraram. Mas, nas poucas oportunidades que tiveram para dançar juntos em Florianópolis, já havia uma afinidade percebida. “Eu não pensava em outra pessoa, a gente já tinha uma intenção em participar. Aí falei: vamos competir no Baila”, lembra Fernanda.

     Sem se verem há mais de dois anos, ele aceitou o desafio, porém sem pretensões: “eu quero é me divertir”. Ricardo estava em Curitiba, participando da Bienal da Dança, e a preparação se resumiu a duas horas de ensaio no dia anterior. Até o figurino coincidiu: a camiseta que ele trouxe para se apresentar na mostra oficial do Baila Floripa era da mesma cor do vestido que ela usaria na noite do concurso.

     Ricardo agora segue com a Mimulus, baseado em Belo Horizonte, e Fernanda permanece em Florianópolis, onde ensina dança de salão em um projeto aberto à comunidade no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de dar aulas particulares de inglês e francês. Ela ainda é acadêmica dos cursos de geografia na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e de administração no Centro Universitário Municipal de São José (USJ).

Assessoria de comunicação:

Marcos Reichardt Cardoso (SC 0461 JP)

marcosreichardtcardoso@yahoo.com.br

(48) 9972-0991

Fernanda Silva e Ricardo Koscialkowski, Carolina Parpinelli e Edgar Fernandes, Melina Passarelli e Matheus Barros, respectivos 1º, 2º e 3º classificados do VII Baila Duo. CRÉDITO: LEANDRO MARTINS/DIVULGAÇÃO

Aline Menezes, presidente da Associação Catarinense de Dança de Salão (Acads), entre Fernanda Silva e Ricardo Koscialkowski, campeões do Baila Duo 2012. CRÉDITO: LEANDRO MARTINS/DIVULGAÇÃO

Fernanda Silva e Ricardo Koscialkowski, vencedores do Baila Duo 2012, recebem a premiação de Roger Berriel, diretor do Baila Costão, apoiador do Baila Floripa. CRÉDITO: LEANDRO MARTINS/DIVULGAÇÃO

Carolina Parpinelli e Edgar Fernandes, vice-campeões do VII Baila Duo, receberam troféu de Bruno Souza, coordenador de projetos sociais da Associação Catarinense de Dança de Salão (Acads). CRÉDITO: LEANDRO MARTINS/DIVULGAÇÃO

Melina Passarelli e Matheus Barros, 3º lugar no Baila Duo 2012, com Graça Araújo, coordenadora do curso de pós-graduação em dança de salão da Faculdade Metropolitana de Curitiba (Famec). CRÉDITO: LEANDRO MARTINS/DIVULGAÇÃO

Fernanda Silva e Ricardo Koscialkowski, campeões do VII Baila Duo 2012. CRÉDITO: LEANDRO MARTINS/DIVULGAÇÃO

Alini Lima, Cristovão Christianis, Bianca Gonzalez e Alexandre Melo, os jurados do VII Baila Duo. CRÉDITO: LEANDRO MARTINS/DIVULGAÇÃO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s