Galeria

ACADS 12 ANOS DE HISTÓRIA!

20 de Agosto, um dia onde a dança, a cultura e a política se encontram.

Os dias correm ensolarados, abafados, modorrentos, relanceio a vista pela minha janela no vigésimo andar e o horizonte estende-se num sem fim, perde-se em nuvens de fuligens, sinal da seca que novamente volta a castigar com força o coração do cerrado brasileiro. Pisco os olhos, preciso me concentrar no trabalho, mas a sedução do fecebook prende minha atenção mais uma vez.  Um pequeno e discreto aviso de aniversários desperta a minha atenção, 20 de agosto… um dia particularmente especial para a cultura e a dança catarinenses.

Neste mesmo dia, há exatos 12 anos, um grupo de visionários e abnegados dançarinos de salão reuniu-se em torno de uma ideia que seria a mola propulsora a alavancar a dança de salão catarinense, tornando a então pequena comunidade dançante de Florianópolis, num exemplo que até hoje desperta respeito e admiração por todo o país. Criar a primeira associação estadual de dança de salão. Naquele longínquo ano de 2000, final do século XX e com o Conselho Estadual de Educação Física nos calcanhares, aqueles profissionais logo perceberam que a criação de uma associação iria não apenas fortalecer a categoria, mas unifica-la, reduzir conflitos e canalizar ações que resultassem num crescimento profissional para todos os envolvidos.

A primeira diretoria foi assim composta: Alexandre Melo (Presidente); Alexandra Kirinus (Vice); Gracielli Belolli (Dir. Financeira); Maria Laura Flores (Dir. Administrativa); Marcelo Leal  (Dir. Comunicação); Fabiano Narciso e Luiz Kirinus (Dirs. Instrutores); Daniel Pozzobon (Dir. Eventos); Sheila Ludwing, Michele Silva e Renata Behr (Conselho Fiscal); Marissandro Goulart e Claúdio Sanches ( Conselho Fiscal Suplentes).

E lá se vão 144 meses ou 4.320 dias… aquele pequeno grupo de sonhadores dançarinos jamais poderia aquilatar a força e o tamanho que teria a sua criação. Graças ao trabalho incansável e determinado de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, passaram por sua Diretoria, a Associação Catarinense de Dança de Salão, a nossa ACADS, tem hoje a força e a impetuosidade do vento sul, determinando os rumos da dança de salão, não apenas em nosso estado, mas até mesmo nacionalmente, abrindo caminhos para que nossos dançarinos possam alçar voos cada vez mais altos, fazendo história e mudando o cenário da cultura catarinense.

Enquanto escrevo e vou refletindo sobre esses 12 anos de história que vi desenrolarem-se diante de meus olhos, percebo uma feliz e inusitada coincidência, hoje é também o aniversário de um jovem dançarino e empresário, Diretor de Projetos Sociais da nossa associação e que após muitos anos batalhando e lutando pelo crescimento da arte da dança me surpreende com a notícia de vai dedicar-se a trabalhar pela valorização e fortalecimento de todas as manifestações culturais do riquíssimo mosaico que compõe a nossa cidade, a nossa gente. E pretende fazê-lo abrindo-nos as portas de dentro para fora, como nosso representante na Câmara de Vereadores. Bruno Souza é o nome deste acadiano que se cruzar com sucesso o duríssimo caminho de uma eleição municipal estará colocando a Associação Catarinense de Dança de Salão, mais uma vez na vanguarda das ações nacionais eis que teremos a exclusividade de contarmos com um representante da dança de salão entre os vereadores de nossa cidade.

A história que aqui trago é como uma manta de retalhos em que vai se costurando pedacinhos de tecidos com cores e texturas diversas, palavras, ações, trabalhos, projetos, realizações. Ontem, mais um pedacinho desta manta foi costurado, quando os acadianos, atestando a competência e o bom desempenho da atual diretoria, encabeçada pela Presidente Aline Menezes, a reelegeu para mais dois anos de mandato. É na unidade das diferenças que reside a sua beleza. Assim, também é a história da dança de salão catarinense, que não seria hoje um dos três polos irradiadores de talentos do Brasil se não fosse a garra e a determinação destas pessoas que fizeram e ainda estão fazendo a história da nossa ACADS.

Parabéns ACADS pelos teus 12 anos de lutas e glórias!

Parabéns, Bruno, pelos teus 28 anos de vida!

Anúncios

Uma resposta para “ACADS 12 ANOS DE HISTÓRIA!

  1. Clarisse,
    Parabéns pelo trabalho realizado e a participação fundamental na história da nossa dança e da nossa cultura. Sem dúvida, a história desta incrível Associação se cruza com a sua e a ACADS deve uma parte da sua história também a você!
    Agradeço de coração a lembrança e este carinho característico dos verdadeiros amigos.
    Parabéns Clarisse! Parabéns Acads! Parabéns Dança de Salão Catarinense!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s