Galeria

CONVOCATÓRIA 2012 do projeto OUTRAS DANÇAS

Prezados Dançantes,

Convidamos bailarinos, coreógrafos e intérpretes-criadores para se inscreverem na CONVOCATÓRIA 2012, do projeto OUTRAS DANÇAS, a ser realizado pela Funarte e pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.  As inscrições estão abertas até dia 03 de setembro de 2012.

Trata-se de uma iniciativa que reunirá em Porto Alegre (RS) produtores, artistas, gestores e programadores do Brasil, Uruguai e Argentina para investigarem novos caminhos para a dança na América Latina, entre os dias 01/10 e 11/11.

Anexo, release completo e algumas imagens da edição 2011.

Conheça o site do OUTRAS DANÇAS 2012: outrasdancas.com.br.

Agradecemos a atenção.

Margarete Moraes

Representante do Ministério da Cultura na Região Sul

Outras Danças: Brasil ǀ Uruguai ǀ Argentina

Territórios e Movimentos 

Residências, Mostra de Espetáculos e Seminário

A Funarte e o governo do estado do Rio Grande do Sul reúnem em Porto Alegre (RS) bailarinos, intérpretes-criadores, críticos, gestores, programadores e produtores em dança do Brasil, do Uruguai e da Argentina para investigarem novos caminhos para a Dança na América Latina entre os dias 01/10 a 11/11. Convocatória aberta entre os dias 14/08 a 03/09, para interessados de todo o Brasil.

 

 O projeto “Outras Danças: Brasil | Uruguai | Argentina” consiste na realização de atividades artísticas e pedagógicas na área de dança durante o segundo semestre de 2012. Esta edição traz como marca a realização de ações comprometidas com a aproximação entre artistas, produtores, críticos, programadores, gestores e governos de diferentes países da América Latina, com vistas ao estabelecimento de novas possibilidades para a dança através da formação e da criação de estratégias para diálogo entre os diferentes sujeitos ligados à dança.

Em 2011, o projeto foi realizado em Fortaleza, no Ceará, reunindo interessados do Brasil, Chile e Colômbia, envolvendo, ao todo, 120 profissionais, dentre artistas, técnicos, produtores, palestrantes e gestores, além de ter mobilizado um grande público presente nas atividades.

 Trata-se de uma promoção da FUNARTE – Fundação Nacional das Artes / MinC e do Governo do estado do Rio Grande do Sul, através de sua Secretaria de Cultura, com apoio da Casa de Cultura Mario Quintana e do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IACEN), e realização da Quitanda das Artes – Agência e Produtora Cultural e da Ânima Cia. de Dança.

A iniciativa atende uma demanda específica de aproximar países da América Latina através da produção – em especial, da dança – a partir da reflexão e proposição acerca de estratégias relevantes e vigorosas de estímulo à criação e sua circulação pelo continente.

Composto de uma programação diversificada e sempre gratuita, o projeto “Outras Danças: Brasil | Uruguai | Argentina” reúne ações estruturantes, que se complementam a partir de processos criativos e colaborativos, mostra e circulação de espetáculos, discussões políticas, reflexão e geração de conhecimento. As ações são as seguintes: 02 Residências de 30 dias cada, a Mostra de Solos e Duos e o II Seminário “Novos Caminhos e Outras Danças na América Latina: Criação, Produção e Gestão”.

Outras Danças: Brasil | Uruguai | Argentina  é um projeto que parte do Brasil e que tem como destinos o fluxo e o desencadeamento de processos culturais, que permitem novos movimentos e novas criações em diversos países. Ele traz novas perspectivas para o cenário nacional e internacional, lançando novos olhares e ressignificando caminhos, gerando outras maneiras de pensar e fazer dança, fortalecendo os intercâmbios e as relações culturais no mundo.

CONVOCATÓRIA

A partir do dia 13 de agosto de 2012 está lançada a Convocatória para inscrição de intérpretes-criadores, bailarinos e coreógrafos interessados em participar das duas Residências que integram o projeto “Outras Danças: Brasil | Uruguai | Argentina”, que reunirá 26 artistas brasileiros em um processo criativo para, juntos, experimentarem a investigação e a composição de trabalhos solos e duos, além de dispararem reflexões e proposições de novas estratégias de articulação voltadas à dança.

Essas residências serão oferecidas na cidade de Porto Alegre (RS) e ministradas pelos coreógrafos Luis Garay (Argentina) e Adriana Belbussi Figueroa (Uruguai). Cada coreógrafo desenvolverá um trabalho ao longo de 30 dias com uma turma de 13 artistas que serão selecionados através de processo democrático de convocatória e seleção pública.

Os selecionados serão responsáveis por acompanhar todo o processo criativo e, ao final, desenvolverão um trabalho solo ou duo que será apresentado na Mostra Solos e Duos, programação que também integra o projeto e que receberá outros trabalhos convidados do Uruguai e da Argentina.

Os artistas que não residem em Porto Alegre receberão hospedagem e alimentação durante todo o período da residência e da mostra. O projeto “Outras Danças: Brasil | Uruguai | Argentina” não garante transporte para os artistas selecionados, devendo esses se responsabilizarem pelo traslado em todas as situações. Todos os participantes receberão certificado de participação, chancelados pela FUNARTE – Fundação Nacional das Artes / MinC.

Abaixo, os detalhes para participação dos interessados.

  • Inscrições

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, através do site outrasdancas.com.br. Poderão se inscrever intérpretes-criadores, bailarinos e coreógrafos de todo o Brasil interessados em investigar a criação de trabalhos em dança nos formatos solo e duo. Os concorrentes deverão preencher o Formulário de Inscrição Padrão disponível no site, com todos os dados solicitados. Além destas informações básicas, o concorrente deve escrever uma Carta de Intenção em primeira pessoa, afirmando seu interesse em participar da residência desejada e elencando os motivos pelos quais está se inscrevendo.

Cada concorrente deverá escolher uma das duas opções de residência, que irão acontecer em Porto Alegre (RS), entre os dias 01 de outubro a 04 de novembro:

1- Luis Garay (Argentina):

Esta residência está dirigida a performers e artistas profissionais com interesse na investigação formal e teórica. Os projetos que cada participante trará para a vivência serão tomados como ponto de partida e como parte da proposta estabelecida pelo OUTRAS DANÇAS. Daí, partiremos para algumas interrogações instigantes atualmente: o trabalho em grupo é uma grande questão, ao mesmo tempo, uma dificuldade. A pergunta acerca de Como Estar Juntos é sem dúvida um problema da dança; como infectarmo-nos sem identificarmo-nos? Como estabelecer contágios produtivos que, por sua vez, formem um território de performatividade individual? Eis a questão! 

2- Adriana Belbussi Figueroa (Uruguai): Um encontro com outras realidades. Uma possibilidade de autoconhecimento. Iniciaremos nossos dias com um trabalho pensado para enriquecer e contribuir na identidade específica do grupo, no que se inclui um condicionamento físico, vocal e emocional que nos ajude escutar e a aprofundar nossa relação com o espaço, o tempo e o “todo”. Depois passaremos a uma segunda instância de investigação, improvisação e composição. Nossa investigação centrará no(s) corpo(s) com suas geografias, histórias e biografias. Estas instâncias irão gerando um “acervo” do grupo (uma coleção de imagens, de sequências de movimento, de partituras vocais, de ações solos ou em duos). O acervo constituirá um material para o diálogo, a reflexão e a transfiguração. A intenção é que este acervo constitua um material que possa enriquecer a busca pessoal dos artistas participantes e trate de nossa humana humanidade.

Os concorrentes deverão ter experiência, seja como intérpretes-criadores, como bailarinos, como coreógrafos ou como diretores de grupos em atuação no território nacional.

 As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 13 de agosto a 03 de setembro de 2012, exclusivamente pela internet através do website outrasdancas.com.br. Cada inscrição deve conter todas as informações solicitadas no Formulário de Inscrição Padrão, além de fotocópia do RG, CPF e comprovante de residência atualizado, em arquivos digitalizados (jpg, pdf, doc, odt…).

As inscrições são gratuitas e abertas a interessados de todo território nacional, desde que se enquadrem no perfil adequado dessa convocatória.

  • Critérios de Seleção

* Interesse nas ações propostas;

* Disponibilidade para participação integral na residência e a apresentação na mostra;

* Interesse em estabelecer relações entre os trabalhos dos artistas envolvidos no projeto e suas linhas de atuação;

* Ter experiência, seja como intérpretes-criadores, como bailarinos, como coreógrafos ou como diretores de grupos em atuação no território nacional.

  • Seleção

Serão selecionados 26 artistas para as duas residências, sendo 16 do Rio Grande do Sul e 10 de outros estados brasileiros. Cada residência será desenvolvida ao longo de 30 dias (carga horária de 04 horas diárias), com uma turma de 13 artistas selecionados, que serão organizados de acordo com o interesse por determinada residência.

  • Resultado da Seleção 

O resultado será divulgado no site do projeto (outrasdancas.com.br) e ficará disponível para consulta a partir do dia 08 de setembro de 2012. Os selecionados serão informados por e-mail.

Porto Alegre, 13 de agosto de 2012.

DESCRIÇÃO DAS AÇÕES 

Residências

Processo criativo para intérpretes, bailarinos e coreógrafos que proporcionará o encontro entre criadores do Brasil e de outros países da América Latina para, juntos, estreitarem o convívio dentro e fora da dança, pensando e experimentando como a dança e seus discursos podem interferir no corpo, na forma e no resultado de cada criação. Serão duas residências envolvendo ao todo 26 artistas brasileiros, uma coordenada pelo artista argentino Luis Garay e outro pela coreógrafa uruguaia Adriana Belbussi Figueroa. Ambas as residências despertarão processos de trabalhos solos e duos, além de dispararem reflexões e proposições de novas estratégias de articulação voltadas à dança. O público será definido a partir de um processo democrático de convocatória e seleção pública.

período: 01/10 a 04/11

Mostra de Solos e Duos

Espaço para apresentação, difusão e circulação de espetáculos solos e duos, que partem de temáticas e técnicas variadas para inscrever outras formas de atuação no ambiente da dança. Será a culminância das residências e estimulará, assim, processos colaborativos na criação de solos e duos e, além dos experimentos criados nas residências, a Mostra também receberá artistas convidados uruguaios e argentinos, aproximando as nações através da dança e anunciando possíveis desdobramentos futuros entre os artistas dos países envolvidos.

período: 06 a 11/11

Seminário

Reunindo gestores de espaços culturais uruguaios, argentinos e brasileiros, além de artistas, críticos, programadores e produtores, o seminário terá a intenção de investigar outras formas de habitar a dança. Sob o título de “Novos Caminhos e Outras Danças na América Latina: Criação, Produção e Gestão”, ele será focado em estratégias de gestão e produção em dança e também suscitará a discussão em torno de processos de criação em dança. Gerando encontros e novos caminhos que possibilitem a ampliação das fronteiras e relações artísticas entre os países e artistas envolvidos, o seminário se propõe a produzir impactos duradouros nos participantes e possibilitar um aproveitamento maior das experiências tanto em diversidade das formas quanto em articulação das iniciativas latino-americanas. Junto aos criadores, esse encontro compartilhará ferramentas, formas de atuação, estratégias de sobrevivência e criação.

período: 07 a 09/11

PROGRAMAÇÃO

ação

Período

Horário

Residências

01/10 a 04/11

09h às 13h

14h às 18h

Mostra de Solos e Duos

06 a 11/11

a partir das 19h

Seminário

07 a 09/11

14 às 18h

 FICHA TÉCNICA 

Presidente da República: Dilma Rousseff
Ministra da Cultura: Ana de Hollanda

Fundação Nacional de Artes – Funarte
Presidente: Antonio Grassi

Diretora Executiva: Myriam Lewin 

Centro de Artes Cênicas
Diretor: Antonio Gilberto 

Coordenação de Dança
Coordenador: Fabiano Carneiro da Silva 

Equipe da Coordenação de Dança
Débora Nascimento
Lena Brasil
Mariana Nomelini 

Outras Danças: Brasil | Uruguai | Argentina

Direção Executiva: Paulo Victor Gomes Feitosa

Coordenação Artística e Pedagógica: Eva Schul

Assistência de Coordenação Artística e Pedagógica: Eduardo Severino

Produção Executiva: Mardonio Barros

Coordenação Técnica: Mauricio Moura

Produção: Jane Carvalho, Marcinho Zola, Luka Ibarra

Assessoria de Comunicação Nacional: Rodrigo de Oliveira

Configuração do website: Alexandre Ruoso

Identidade Visual: Studio Uchoa

Outras Danças: Brasil | Uruguai | Argentina
Convocatória para duas Residências
inscrições de 13 de agosto a 03 de setembro

pelo website outrasdancas.com.br
período realização: 01/10 a 11/11
programação gratuita

Informações:

contato@outrasdancas.com.br

outrasdancas.com.br

(85)3235-4063 (Quitanda das Artes)

comunicação: (85)9621-9700 | 8897-4772 (Rodrigo de Oliveira)

Sugestão para entrevistas:

Fabiano Carneiro – Coordenador de Dança da Funarte

(21)2279-8014 | 9194-0373

Eva Schul – Coordenação Artística e Pedagógica

(51)9979-9020

Paulo Victor Gomes Feitosa – Diretor Executivo

(85)3235-4063 – 8857-8419

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s