Galeria

Congresso Mundial de Samba: entrevista com o Professor Inácio Loiola Moskito

Congresso Mundial de Samba: faça parte dessa história!

Redação: Vera Marini, Edição: Thaís Marini

matéria publicada no site do Social Samba Club, para ler lá clique aqui



De 14 a 17 de novembro, acontecerá a Semana da Cultura Latina em São Paulo. O evento em sua 11ª edição engloba quatro congressos de diferentes ritmos: Salsa, Tango, Zouk e, o que é o nosso foco, o Samba.


Como organizador do Congresso este ano, Professor Inácio Loiola Moskito, nos fala um pouco da história da participação do Samba neste evento e da importância desta participação enquanto divulgação da nossa cultura.

SSC – A partir de que ano o Congresso de Samba em parceria com o Congresso de Salsa começou a ser realizado e quais eram na época, as propostas?


Professor Moskito – A partir de 2008 o Congresso Mundial de Salsa iniciou a “Conexão Latina” adicionando o Samba, Zouk e Tango ao evento. A principal proposta sempre foi oferecer ao público oficinas e mostras de dança com professores e dançarinos profissionais.

SSC – Desde o I Congresso de Samba, você esteve sempre à frente da organização deste evento?


Professor Moskito – No início fui convidado para dar aulas e depois me convidaram para coordenar a parte ainda tímida do Samba, que encorpou e hoje é um congresso. Apenas em 2011 que não estive a frente da coordenação deste evento, mas em 2012 estou de volta com a energia renovada.


SSC – O que mais o deixou feliz durante esse tempo e o que mais te surpreendeu?


Professor Moskito – Nos primeiros congressos consegui trazer bandas ao vivo como Clube do Balanço e Sandália de Prata. Isto me deixou muito feliz. E também a realização do torneio de Samba de Gafieira que revelou profissionais como Leo Fortes e Robertinha e Vinicius e Flavia do Rio de Janeiro. O que mais me surpreendeu foi a falta de união dos dançarinos para divulgação de eventos de grande porte.


SSC – Qual a grande lição aprendida depois de todas essas experiências?


Professor Moskito – Saber dar atenção devida a todos e real importância às pessoas que respeitam o trabalho a ser realizado.

SSC – Quais as suas expectativas para o evento deste ano-2012?


Professor Moskito – Nesta edição, como nas anteriores contamos com oficinas de alta qualidade que sem dúvidas proporcionarão aos participantes uma grande experiência no Samba. Em relação às apresentações da mostra, teremos novidades entre os profissionais e com certeza novos talentos devem ser revelados. A cada ano as coreografias estão mais sofisticadas e com um nível técnico superior. Isso tudo somado com o Samba como pano de fundo vão, mais uma vez, encantar o público. 
Este ano teremos muito mais bailes de Samba, pois haverá dois dias intercalados.

 
“Desejo a todos um ótimo congresso com muito Samba!”
 
 
Para mais informações acesse o site:

http://www.semanadaculturalatina.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s