Galeria

Floripa Summer Swing 2012, um sucesso do início ao fim!!

O Furacão Sandy também passou pela ilha de Santa Catarina entre os dias 09 e 11 de novembro, mas aqui ele recebeu outro nome: West Coast Swing!

Pois foi exatamente assim, com a energia e a velocidade de um furacão que aconteceu a 3ª edição do maior evento brasileiro dedicado unicamente ao West Coast, o Floripa Summer Swing. No comado do agito os professores Guilherme Abilhôa e Alini Tombini mostraram que a experiência de anos anteriores faz muita diferença na organização de um ótimo evento. O local escolhido, Hotel Castelmar (velho conhecido de muitos Bailas Floripas), tem um excelente espaço para a realização das aulas e bailes, bom local para estacionamento e fácil acesso, embora faltem bebedouros para os participantes (o hotel dispunha apenas de máquinas para venda de água e refrigerantes mas que não funcionavam direito, a manutenção dependia de um empresa de fora e eram necessários subir três lances de escada para se chegar até elas) e restaurantes próximos com valor acessível (tanto o restaurante do Castelmar quanto o vizinho Linda Cap, um dos melhores executivos da cidade, tem valores bastante altos), como o intervalo para o almoço era de apenas 1h:30 muitos participantes reclamaram da distância para encontrar um local para almoçar e voltar a tempo e a maioria conformou-se com rápidos lanches em uma lanchonete nas redondezas. Talvez fosse o caso de pensar-se em ativar o mesmo bar que funciona a noite durante os bailes para a venda de água, sucos e energéticos durante as aulas. Outra sugestão que melhoraria o conforto dos participantes s e assim agregaria mais qualidade ao evento seria aumentar para duas horas o intervalo de almoço, disponibilizar vans que levem os participantes ao Beiramar Shopping ou firmar um convênio com o próprio restaurante do hotel  para que ofereça um valor mais acessível aos participantes do evento. Sugestões que valem a reflexão.

As estrelas internacionais desta constelação mais uma vez brilharam e incendiaram o FSS 2012, Jordan Frisbee e Tatiana Mollmann, os maiores campeões do west coast mundial parecem exercer um efeito quase mágico, hipnotizante, levando os apaixonadíssimos aprendizes de todos os níveis quase ao êxtase em suas aulas, situação que beirou à histeria coletiva quando o casal de astros apresentou sua coreografia campeã no último US Open Swing Dance. A empolgação e a gritaria do público era tamanha que a música praticamente sumiu, o que se viu foi uma incrível e arrebatadora onda de energia contagiante emanada pelos campeões que explodiu com força total entre seus fãs maravilhados com o que viam. Foi realmente um momento memorável e inesquecível, raramente presenciado por esta que vos escreve em seus mais de 10 anos de eventos de dança Brasil afora.

Outra estrela internacional de primeira grandeza que também brilhou no evento foi o francês Maxence Martin, um dos maiores dançarinos europeus, igualmente campeão no US Open Swing Dance. Maxence surpreendeu e encantou a todos não apenas com suas aulas extremamente técnicas, focadas em detalhes corporais de equilíbrio, conexão e leveza,  mas também com uma simpatia e disposição incansáveis. Ao contrário de muitas estrelas da dança, tanto nacionais quanto internacionais, que se limitam a dar aulas, fazer apresentações e dançar apenas com outros grandes profissionais de mesmo calibre, mantendo a distância do público em geral que paga caro e não raras as vezes viaja muito para ver o seu ídolo de perto, o francês mostrou-se absolutamente acessível durante todos os bailes, dançando com damas de todos os níveis que literalmente faziam fila pelo prazer de uma dança. Maxence deu um show! Sempre com um largo sorriso, dando total atenção para a dama que tinha em seus braços, mostrando por que é hoje um dos mais requisitados profissionais em todo o mundo!!

Convidados especiais, o casal de professores Diego Borges e Jéssica Pacheco (Fortaleza/CE), campeões do Swing Diego 2011 – Strictly Open, levaram para o evento uma coreografia surpreendente, repleta de energia, criatividade e técnica apurada, mostrando por que são hoje, as grandes estrelas nacionais do West Coast. O casal foi responsável pelas concorridíssimas aulas intermediárias que aconteceram no período da manhã e graças a sua didática envolvente, muita simpatia e muita simplicidade tiraram todo mundo da cama mesmo após os bailes que vararam a noite.

Aliás, o bailes foram um capítulo a parte! A abertura no Two on Two Club, Studio de Dança Fabiano Silveira (um dos mais charmosos e requintados espaços de dança do Brasil) já dava mostras do que viria pelos próximos dias, lotação máxima e pistas completamente cheias (uma pista com samba e zouk e a principal, é claro, com muito west coast) até as 4h. Os bailes seguintes aconteceram no próprio local do evento, o Hotel Castelmar, onde o enorme salão principal manteve-se absolutamente tomado de incansáveis dançarinos quase até o amanhecer.

Outro grande destaque do evento foram as disputadíssimas competições de J&J iniciantes, intermediários e  Strictly Open, que neste ano tiveram um crescimento de mais de 300% no número de inscritos, chegando a 68 participantes (Fica aqui apenas a sugestão de se disponibilizar mesas de apoio para os jurados que contaram apenas com cadeiras e tiveram que segurar a papelada com as notas em pranchetas no colo e garrafas de água no chão). Números que não deixam a menor dúvida quanto ao crescimento exponencial que o ritmo vem desenvolvendo no país, ao contrário do que acreditavam muitos incautos, o west coast avança a passos largos fascinando alunos de todas as idades. As finalíssimas aconteceram no baile do dia 11, domingo, debaixo de muita expectativa e muita torcida, os dançarinos participantes surpreenderam até mesmo a estrela Tatiana Mollmann, que comentou a diferença surpreendente no nível técnico dos candidatos.

O destaque ficou para o casal Bruno Líneker (CE) & Kênia Furtado (SC) – 1º lugar J&J Intermediário.

Duas semanas antes do início do evento já não haviam mais pacotes disponíveis e o público participante veio de todos os cantos do país, cidades como Belém, Fortaleza, Natal, Espírito Santo, Recife, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Londrina, Maringá, Porto Alegre, Itajaí e até mesmo Buenos-Aires. A maior delegação veio de Fortaleza, uniformizados, a turma do “Arre-égua Swing”, com mais de 35 integrantes era pura empolgação e sede de conhecimento! Também marcaram presença a professora Bianca Gonzalez (Jaime Arôxa RJ), Alexandra Kirinus (Kirinus e Nunes Centro de Dança/POA), Tracy Freitas (Clube da Dança/POA), Tatiana Asinelli (Casa de Dança Tatiana Asinelli/Curitiba), Arthur Bellaguarda e Isabel Rocha (Florianópolis), Tati Leme (Cenárium/Fpólis), Ricardo Tetzner (Fpólis/BH), Aline Menezes (Cenarium/Fpólis), entre outros.

O Floripa Summer Swing 2012 nesta sua terceira edição é um evento mais maduro, que está encontrando a sua forma ideal e começando a conquistar seus objetivos lançados em 2010, quer seja, o de alavancar e motivar o crescimento do west coast swing no Brasil, aproximando alunos de todos os níveis de grandes nomes nacionais e internacionais. Uma imensa confraternização com intensa troca de experiências e conhecimento onde todos saem ganhando, principalmente a dança brasileira.

O Dança Catarina parabeniza os professores e organizadores Guilherme Abilhoa e Aline Tombini, idealizadores e grandes responsáveis por mais este evento de sucesso na dança catarinense, além de toda a sua dedicadíssima equipe, principalmente as auxiliares Thábata Rezende e Kika Ribeiro, guerreira incansáveis que mesmo em meio a maratona que todos sabemos envolve a realização de um evento deste porte, tinham sempre um sorriso no rosto e um carinho especial para atender as solicitações de todos os participantes.

Aproveite para curtir as nossas galerias de fotos e já vá se preparando para o Floripa Summer Swing 2013!!

Aulas:

Para ver mais fotos das aulas CLIQUE AQUI

BAILES:

Para ver mais fotos dos bailes CLIQUE AQUI

COMPETIÇÕES:

Para ver mais fotos das competições CLIQUE AQUI

GALERA:

Para ver mais fotos da galera CLIQUE AQUI

Anúncios

Uma resposta para “Floripa Summer Swing 2012, um sucesso do início ao fim!!

  1. Eu participei e, de fato, estou de acordo com todo o texto descrito. Parabéns pela cobertura =D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s