Galeria

29 de Abril – Dia Internacional da Dança

Dia Internacional da Dança

PARABÉNS A TODOS OS AQUELES FAZEM DA DANÇA A SUA ARTE, A SUA FORMA DE EXPRESSÃO, AOS QUE VIVEM DA DANÇA, AOS QUE VIVEM PARA A DANÇA E PRINCIPALMENTE, AOS QUE AMAM A DANÇA!

E como não poderia deixar de ser, a classe vai aproveitar a data para, mais uma vez, se mobilizar e sensibilizar governo, comunidade e a opinião pública quanto à importância social da dança.
Em Santa Catarina, as atividades mobilizam a classe artística e profissionais do setor que comemoram pontualmente nas suas cidades, organizados por escolas, grupos ou pessoas espontaneamente, ou com o apoio de algumas prefeituras, como é o caso de Joinville.

ana-botafogo-3gAqui na Ilha a programação está acontecendo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),  com apoio da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), articulada com a Aprodança (Associação Profissional de Dança) e que pelo terceiro ano consecutivo celebra o Dia da Dança com uma programação diversificada e aberta a todos.

Neste ano, a II Semana da Dança da UFSC propõe enfatizar os aspectos culturais, artísticos e aqueles relacionados à produção de conhecimento em dança contemporânea. Isto se concretiza através do estímulo à criação coreográfica; da promoção de espaços para reflexão e troca de experiências por meio de palestras e comunicação de trabalhos, bem como a realização de oficinas e apresentações artísticas.

O objetivo da iniciativa é proporcionar à comunidade o contato com essa arte e sensibilizar governo e população sobre a importância do ensino da dança em todas as esferas da educação, do nível básico ao superior. Dentre as solicitações dos profissionais e artistas da dança em Santa Catarina, está a implantação de um curso de licenciatura na Udesc.

“A licenciatura em dança tem uma demanda imensa no nosso estado e está sendo muito aguardada pela comunidade”, afirma Sandra Meyer, professora do departamento de Artes Cênicas do Ceart (Centro de Artes) da Udesc. Outras duas reivindicações são a instituição de espaços públicos para ensaios, temporadas e oficinas e um espaço para difusão de ações e críticas.

Em Joinville a Prefeitura também preparou uma programação especial, com distribuição de adesivos em diversos locais da cidade e uma ação em torno do 62º Batalhão de Infantaria (BI). Entre 18h e 20h, dançarinos do Bolshoi vão surgir dando voltas na quadra da sede do Batalhão. Frequentadores do local estarão passeando com cachorros, também trajados.

No shopping Garten, haverá apresentações gratuitas de 12 às 13h. O mesmo ocorre na praça de eventos do Shopping Mueller em três horários, às 12h30, 16h e 18h30. Haverá ainda aulões de dança, a cada 30 minutos, com diversos gêneros musicais.

Oração da Dança

Programação UFSC

Perfomances de dança

Horário: 12h – 13h.

Local: Hall de entrada do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Oficina Dança Contemporânea

Horário: 13h30min – 15h.

Inscrições: 13h15min.

Local: Laboratório de Dança B, bloco 5, CDS/ UFSC.

Ministrante: bailarina e coreógrafa Diana Gilardenghi.

Esta oficina propõe trazer alguns elementos da dança contemporânea abordando a percepção corporal, o peso do corpo e mobilidade articular, tempo e espacialidade para a construção de frases de movimento.

Exibição do filme A Sagração da Primavera (Das Frühlingsopfer)

Horário: 18h.

Local: Auditório do CDS/UFSC, bloco 5.

Montagem: Tanztheater Wuppertal, 1978.

Coreografia e direção de Pina Bausch, música de Igor Stravinsky, duração de 40min.

Fórum Setorial de Dança

Reunião com profissionais e estudantes de dança para criação de um fórum representativo setorial da dança no município de Florianópolis.

Horário: 19h.

Local: Auditório do CDS/UFSC, bloco 5.

A organização das setoriais é um passo importante dentro do Sistema Municipal de Cultura, que se alinha ao Sistema Nacional de Cultura. O SNC prevê e garante a participação da comunidade artística nas decisões e abre um canal de comunicação com o Poder Público. A implantação do Conselho Municipal de Política Cultural (2009 em Florianópolis) permitiu que as diversas áreas artísticas possuíssem uma cadeira neste Conselho, que é composto de 15 membros indicados pelo poder público e 15 membros da sociedade civil. Atualmente, o município de Florianópolis, assim como outros municípios brasileiros, constitui seus diferentes fóruns setoriais para organização dos diversos segmentos culturais/artísticos.

Sobre o Dia Internacional da Dança

O Dia Internacional da Dança é comemorado no dia 29 de abril. A data foi instituída pelo Comitê Internacional da Dança da Unesco no ano de 1982. A data foi escolhida para homenagear o nascimento do francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), que se destacou na história da dança por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Lettres sur la Danse”. Ficou conhecido como o criador do “ballet moderno” por extrapolar as fronteiras que norteavam a dança do seu tempo com uma proposta expressiva que se utilizava de pantomima, da simplificação na execução dos passos e da sutileza nos movimentos.

A importância do Dia Internacional da Dança, conforme a Unesco, é reunir o mundo da dança, homenagear a dança, celebrar sua diversidade ultrapassando barreiras políticas, culturais e étnicas, unindo a humanidade em torno da dança.  A cada ano um tema é eleito para ser celebrado na área da dança. Este ano a homenagem será para os 40 anos de fundação do Comitê Internacional da Dança – CID (organização oficial que congrega todas as formas de dança em todos os países do mundo).

Sobre a ministrante Diana Gilardenghi

Atua profissionalmente como bailarina desde 1978. Fez parte de grupos como Plastercaster, Duggandanza, Potlach e Ronda. Em 2000 foi selecionada para o “Rumos Itaú Cultural” com a coreografia “Crosta”, projeto que mapeou a Dança Contemporânea no Brasil. Trabalha no ensino da dança ministrando aulas de Dança Contemporânea e Improvisação em Florianópolis/SC. Integrante/Diretora da Triz Cia.de Dança, recebeu  o Prêmio Klauss Vianna 2008 para a realização da coreografia “Um Duplo”. Em 2011 recebe novamente o Prêmio Klauss Vianna para criação da obra “Em Constante”.

Comissão 2012/ 2013

Débora Zamarioli – Artes Cênicas – UFSC

Janaína Trasel Martins – Artes Cênicas – UFSC

Janaína Santos – Bailarina e Servidora (STA) -UFSC

Vera Lúcia Amaral Torres – Educação Física – UFSC

Outras informações no site do evento http://diadadancaufsc.wix.com/semanadadanca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s