Galeria

CAROLINA PARPINELLI e EDGAR FERNANDES são os VENCEDORES DO VIII BAILA DUO – CONCURSO DE DUPLAS DE DANÇA DE SALÃO

 Carolina Parpinelli e Edgar Fernandes, de São Paulo, venceram o VIII Baila Duo – Concurso de Duplas de Dança de Salão, ontem (02/06) à noite, no centro de convenções do Majestic Palace Hotel. A competição foi realizada antes da festa de encerramento da XII Mostra de Dança de Salão de Florianópolis – Baila Floripa 2013, que reuniu centenas de participantes de diversas regiões do Brasil e do exterior desde quinta-feira (30/05) para uma programação de workshops, aulões, espetáculos em teatro, bailes e encontro de ideias.

     Aproximadamente 350 pessoas assistiram à apresentação de dez casais: um de Curitiba, um de Porto Alegre, um de Itajaí (SC), três de Florianópolis e quatro de São Paulo. Alguns bailarinos eram estreantes em campeonatos, porém a maior parte já havia concorrido em disputas semelhantes e festivais pelo Brasil, por vezes, obtendo classificação. Coordenado por João Biasotto e Marlon Marian, o Baila Duo foi dividido em duas baterias eliminatórias com cinco duplas em cada uma. A primeira iniciou às 21h50 e a segunda às 22h12. Os candidatos foram avaliados em uma sequência de ritmos sorteada na hora: salsa, tango, zouk, bolero e samba.

     Os intervalos entre as baterias foram animados pelo educador físico, músico e professor de dança Luiz Alberto Simas, o Luiz Negão, que faz shows de humor pela Grande Florianópolis e divertiu a plateia com o personagem Pablo Flanela. Às 23h07, cinco casais retornaram ao salão panorâmico para a etapa final, obedecendo a mesma ordem de ritmos. E às 23h25, a presidente da Associação Catarinense de Dança de Salão (Acads), Aline Menezes, anunciou os campeões: Carolina Parpinelli e Edgar Fernandes, de São Paulo, em primeiro (nota 8,94); Bárbara Rodrigues e Diego Maia, de São Paulo, em segundo (nota 8,84); Julia Weiss e Nando Berto, de Florianópolis, em terceiro (nota 8,77).

     A comissão julgadora foi composta pelos bailarinos e professores Alex de Carvalho e Robertinha Stephanie, do Rio de Janeiro; Anna Elisa, de Brasília; Parker Dearborn, dos Estados Unidos; e pela coordenadora do único curso de pós-graduação em dança de salão do Brasil, Gracinha Araújo, da Faculdade Metropolitana de Curitiba (Famec). Eles avaliaram os quesitos criatividade, harmonia do casal, expressão corporal, figurino, técnica, musicalidade e deslocamento pelo salão, durante dois minutos em cada ritmo. O repertório ficou a cargo do dançarino Jota Junior, de São Paulo, DJ da festa.

     Como premiação, os vencedores receberam R$ 2.000,00, pacote completo para o Baila Floripa 2014 e vaga garantida para a mostra oficial do ano que vem, pois atingiram nota média superior a oito na bateria final. Os vice-campeões ganharam pacote completo com hospedagem e alimentação para o 7° Baila Costão, que ocorrerá de 25 a 28 de julho, no Costão do Santinho Resort & Spa, em Florianópolis. E a terceira dupla classificada levou um pacote completo para o Baila Floripa 2014.

Concorrentes

*Carolina Parpinelli e Edgar Fernandes (São Paulo) – 1º lugar

*Bárbara Rodrigues e Diego Maia (São Paulo) – 2º lugar

*Julia Weiss e Nando Berto (Florianópolis) – 3º lugar

*Alessandra Tavares e Deny Ronaldo (São Paulo) – finalista

*Letícia Bernardes e Daniel Lessa (São Paulo) – finalista

*Isis Duda e Vinicius Basílio (Curitiba)

*Jaila Polidoro e Nathan Pereira (Itajaí/SC)

*Sabrina Stahelin e Jean Castro (Florianópolis)

*Sofia Gonzalez e Guilherme Serpa (Florianópolis)

*Tracy Freitas e Matheus Espinoza (Porto Alegre)

Os campeões

     A paulistana Carolina Parpinelli teve seu primeiro contato com a dança coreografada em 2003, quando seus pais contrataram um professor por causa de sua festa de 15 anos. Assim, entrou direto para a dança de salão. Paralelamente, passou a frequentar aulas de jazz e balé, mantendo o estudo do segundo até hoje.

     Em 2006, participou do Dançando a Bordo, projeto da empresa Costa Cruzeiros que programa roteiros pelo litoral brasileiro com agenda diária de aulas e espetáculos de dança. Foi lá que conheceu o primeiro parceiro artístico, com quem se apresentou por cinco anos, passando inclusive a integrar o elenco da empresa de navegação, entre 2007 e 2009.

     Com tantas atividades, ela ainda cursava a faculdade de gastronomia do Centro Universitário Senac, onde formou-se há quatro anos. Atuou muito pouco nesta área e abraçou de vez a vocação de dançarina, uma mistura de necessidade e paixão que a levou até para o exterior, exibindo a sua arte durante dois meses em Seul, na Coréia do Sul.

     Edgar, também com 25 anos, nasceu e morou em Florianópolis até os 22, quando se transferiu para São Paulo em busca da carreira de bailarino nos grandes centros. Aprendeu a dançar ainda adolescente com os mestres Aline Menezes e Luiz Kirinus, chegando a fazer parte da Kirinus Cia. de Dança. Na capital catarinense, buscou formação também com os professores Cacá Rögelin e Guilherme Rocha, Lidiani Emmerich e Gabriel Ferreira.

     Logo ao chegar no território paulista, em 2010, ingressou no Clube Latino, com o qual percorreu o País, apresentando-se em espetáculos, eventos e programas de televisão. No ano seguinte, conheceu Carolina em um baile. Era a origem de uma nova parceria que iria se projetar pelo Brasil rapidamente. Ela acabou entrando para a companhia, onde permaneceram até 2012.

Talento

      Edgar dominava os ritmos caribenhos, com ênfase na salsa; Carolina já se destacava no tango. O primeiro passo para equilibrar a dupla foi pesquisar os diversos tipos de dança. “Estudamos todos os gêneros para agregar técnicas e direcioná-las para a dança de salão, até a composição coreográfica”, explica ele. Segundo ela, o balé, que ambos praticam em paralelo, por exemplo, permite trabalhar a flexibilidade, linhas de pernas e de braços.

     Em 2011, decidiram provar um campeonato e inscreveram-se no Baila Duo por diversão e experiência. Entre os nove casais concorrentes, classificaram-se em sexto lugar. Perceberam, então, que as chances de ganhar eram concretas e se dedicaram o ano inteiro para a edição seguinte. “Foi um divisor de águas. Daí, a gente começou a dançar todos os ritmos”, lembra Carolina. Em 2012, por uma diferença de um centésimo na pontuação, ficaram em segundo lugar entre os sete candidatos. A perseverança se confirmou na noite de ontem, quando conquistaram o título. “Ganha o Baila Floripa o dançarino que for o mais completo, tem que saber dançar tudo”, resume ela.

     Os concursos de alto nível técnico já são comuns na pauta da dupla. Ano passado, entre doze inscritos, venceu o gênero dança de salão contemporânea do Prêmio Desterro – Festival de Dança de Florianópolis. No último dia 30, faturou a primeira batalha de zouk do mundo, durante o Zouk Day, em São Paulo, contra sete casais na categoria profissional. No programa “Got Talent Brasil”, manteve-se até semana passada, depois de sair dos três mil candidatos inscritos com alguma espécie de talento até os 48 que serão avaliados para a semifinal, figurando como a única atração de dança de salão.

     Trabalhando na Solum Escola de Dança – ela há sete anos, ele há um ano e meio –, os bailarinos também criaram a marca Effect Dance, por meio da qual agenciam seus próprios shows, lançam produtos e promovem eventos, como a Mostra Competitiva Coreográfica de Dança de Salão de São Paulo, cuja segunda edição ocorrerá em setembro próximo, e o espetáculo “Efeitos”, estreado em 2012. O próximo compromisso será um baile para comemorar diferentes aniversários numa data só, 15 de junho: os dez anos de carreira de Carolina, os dois da parceria da dupla e a troca de idade de ambos (ele dia 5, ela dia 16).

Assessoria de comunicação:

Marcos Reichardt Cardoso (SC 0461 JP)

marcosreichardtcardoso@yahoo.com.br

(48) 9972-0991

DSC_0142 DSC_0256 DSC_0292 DSC_0447 DSC_0487 DSC_0523 DSC_0590

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s