Galeria

Estamos juntos apoiando o Movimento Outubro Rosa!

DC e Outubro Rosa

É Outubro Rosa no mundo inteiro.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo.

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Assim como em todo o mundo o movimento espalhou-se pelo Brasil e tomou conta de ruas, praças e monumentos, aqui em SC já virou Lei Estadual e durante todo o mês vários monumentos e prédios de Florianópolis e de cidades vizinhas serão iluminados na cor rosa, em alusão ao Movimento. Entre eles estão as pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos, as torres da ponte Hercílio Luz e a Figueira da praça 15 de Novembro.

Um extensa programação prevê atividades e panfletagens relativas à conscientização.

Segundo a coordenadora do Movimento, Jurema  Santos, o movimento tem recebido cada vez mais parceiros o que permite que seja cada vez mais abrangente e atinja seu principal objetivo que é a conscientização. “O tempo corre contra e nós não podemos esperar. Além das mulheres cuidarem de si mesmas é importante que os exames sejam de qualidade e que o tratamento seja feito no tempo certo e é por isso que lutamos”, afirmou.

De acordo com pesquisas do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e a maior causa de morte entre as brasileiras, Porém, se diagnosticado e tratado com antecedência pode ser controlado. Por isso a importância de campanhas, ações de controle e prevenção da doença. O autoexame e a mamografia, exame que pode ser realizado gratuitamente pelo SUS, são os principais meios de detectar a doença precocemente.

O Dança Catarina não poderia ficar de fora deste movimento, afinal as mulheres são maioria na dança de salão e a preocupação em levar informações vitais para as nossas leitoras está sempre em nossa pauta, por isso este mês estaremos também colorindo de rosa o nosso espeço, unidos nessa luta pelo esclarecimento e pela vida!

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO OUTUBRO ROSA 2013 EM FLORIANÓPOLIS:

18/10, das 10h às 18h30 – Divulgação de informações à população sobre o controle do câncer de mama e de colo de útero. Local: TICEN.

20/10, às 16h – Caminhada Rosa AMUCC com patinadoras e bailarinas. Local: Trapiche da Beira-mar Norte.

23/10, às 16h – Vidal Fashion Day, desfile Rosa. Local: Rua Vidal Ramos.

24 e 26/10 – Mutirão de cirurgias de reconstrução mamária. Local: Casa de saúde São Sebastião.

31/10, das 13h às 19h – Outubro Rosa em Cena – Atividades artísticas no Jardim do Palácio Cruz e Souza.

Saiba mais: http://amucc.org.br/ ou pela página no Facebook “Outubro Rosa Florianópolis”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s