Galeria

Hoje é DIA NACIONAL DO SAMBA!!

dia nacional do samba 4Quem não gosta de samba/ bom sujeito não é/ é ruim da cabeça/ ou doente do pé. Há mais de 65 anos o grande Dorival Caymmi compôs o histórico Samba de Minha Terra. E será que há algum dançante que não goste de um bom samba? Mas precisamente de uma boa gafieira?

Nas muitas enquetes e pesquisas de opinião que são feitas por escolas e veículos de informação ligados a dança de salão o samba já virou hours concour, é sempre o preferido entre alunos e professores, confirmando o que já se vê nas pistas e nas aulas. No último Baila Floripa, com todo o respeito aos profissionais que participaram, as aulas mais concorridas foram justamente as classes de samba de Léo Fortes e Robertinha, Anna Elisa e Marcelo Amorim e a aula especial com o mestre Carlinhos de Jesus.

Mas por que justo no dia 2 de dezembro?

Uma corrente afirma que a data está relacionada à realização, no Rio de Janeiro, do I Congresso Nacional do Samba, entre os dias 28 de novembro e dois de dezembro de 1962. O encontro foi organizado por entidades ligadas às escolas de samba do país e de incentivo ao folclore nacional e teve como seu presidente o folclorista Edison Carneiro. E, entre os vice-presidente estavam, nada mais nada menos que Ari Barroso, Aracy de Almeida e Almirante.

Outra história curiosa conta que Ary Barroso, um dos maiores compositores ary-barrosobrasileiros de todos os tempos compôs o samba Na Baixa do Sapateiro, que tinha uma letra que exaltava a Bahia, sem nunca ter visitado nenhuma cidade baiana. Mas na primeira vez que ele pisou em Salvador, num dia 2 de dezembro de 1963, o vereador baiano Luís Monteiro da Costa aprovou uma lei que declarava que aquele dia seria o Dia Nacional do Samba, numa forma de homenagear o compositor.

A partir desse acontecimento a data tornou-se um dia para se comemorar toda a riqueza do samba, um dos principais patrimônios culturais brasileiros. Em 30 de novembro de 2007  o samba de terreiro, o partido-alto e o samba-enredo foram declarados como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Antes disso, em 2005, o Samba de Roda do Recôncavo Baiano foi proclamado Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

E até mesmo em razão de suas origens históricas e culturais, as duas cidades onde se tem as maiores comemorações pelo Dia Nacional do Samba são Salvador e Rio de Janeiro. Em Salvador sempre tem grandes shows lá no Pelourinho, com artistas e cantores famosos e com os sambistas locais. No Rio de Janeiro a festa fica por conta do animadíssimo Trem do Samba. No Dia do Samba o pessoal se reúne lá na Central do Brasil, lota um trem inteirinho e vai tocando e cantando até o bairro de Oswaldo Cruz, onde lá formam-se várias rodas de Samba. Os vagões vão sempre lotados e em cada vagão vai um grupo que agita as rodas de Samba do Rio de Janeiro, incluindo grupos com sambistas famosos e locais.

images (1)

“Este é o maior festival de música tradicional do país. O Trem do Samba é uma construção coletiva, é sempre uma viagem à memória para que o samba seja renovado e perpetuado”, comentou o idealizador do evento, o sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz..

“O intuito é que o sambista tradicional seja o centro das atenções. Eles passam o ano inteiro à margem, esse é o nosso dia. É uma celebração aos nossos ancestrais. O bairro tem uma riqueza cultural de bens imateriais”, salientou Marquinhos.

Ele relembrou a primeira edição do evento há quase 20 anos. “Era um trem que não encheu um vagão. A gente sempre vive à margem da grande divulgação. No início era o boca a boca nas rodas de samba”, ressaltou.

Em 2013, o público estimado para os seis dias de evento é de 400 mil pessoas, o dobro do que reuniu na edição de 2012, quando foram três dias de celebrações. E, em vez de um único trem com atrações, desta vez serão quatro trens que transportarão 2.500 passageiros cada. Haverá ainda outros três extras para levar o público para os palcos montados na estação de Oswaldo Cruz.

E quem disse que paulista não entende de samba está muito enganado!

Samba 01Em São Paulo as comemorações serão em grande estilo com um super show no Theatro Municipal de São Paulo, no centro, com a participação de sambistas como Leci Brandão, Dona Inah, Beth Carvalho e Osvaldinho da Cuica (aiiiiiii, imperdível!!!!!). A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos a partir das 16h de hoje, na própria bilheteria do Theatro Municipal. (corre pra lá!!!)

Enquanto isso, na nossa linda Ilha de Santa Catarina, cenário de tantas manifestações culturais, a coisa parece que está devagar quase parando.

No nosso meio a ACADS parece nem lembrar de uma data tão importante, por outro lado não há qualquer espécie de manifestação por parte de nenhuma das academias da cidade e região, ficaremos, pois, esperando que em 2014 a data não passe assim em brancas nuvens.

A Prefeitura de Florianópolis também não programou absolutamente nada, talvez o pessoal lá da Franklin Cascaes e da secretaria de Cultura nem saibam que dia é hoje.

Para quem não quiser ficar a ver navios a opção é o show que vai rolar no Centro Sul no próximo domingo, dia 08 a partir do meio-dia com com Noca da Portela, Grupo Sambarah, Telinho e Banda, Número Baixo e presença de todas as escolas de Samba da cidade. Os ingressos estão sendo vendidos no site do Blueticket pela bagatela de R$ 10,00.

keep-calm-and-samba-on-12

Vamos repetir aqui a sugestão que já demos nos anos anteriores… Quem sabe não incluímos na programação para o próximo ano um grande baile público de gafieira com a colaboração e participação de todas as academias da cidade e, é claro, dos nossos dançantes? Assim comemoramos o Dia do Samba e divulgamos a nossa arte. Fica a sugestão para o pessoal da ACADS.

Não podíamos terminar sem deixar aqui nossa homenagem ao samba que corre em nossas veias com um dos mais lindos sambas nas vozes abençoadas de Caetano Velozo e Mart’nália!

A Gafieira em sua versão mais tradicional, a verdadeira gafieira de salão nos pés do tradicional grupo OS MAIS DA GAFIEIRA do RJ!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s