Galeria

Semana Gradução em Dança Já!

Começa nesta sexta-feira, dia 08 e vai até o próximo dia 15 a SEMANA GRADUAÇÃO EM DANÇA JÁ!

 Trata-se de uma semana com intensa programação de aulas, ensaios e apresentações de danças, gratuitas, em espaços diversos da cidade.

O programa da Semana Gradução em Dança Já inclui aulas de dança contemporânea, contato improvisação, balé clássico, balé clássico de repertório, danças urbanas, danças de salão; ensaios abertos de grupos como Cena 11 e Grão; apresentações de espetáculos como Vernissage do Grupo Laut, Estratégia do Grupo Ronda e Assemblage do Coletivo Trocado. Espaços artísticos diversos estão envolvidos, como Cenarium, Bia Vilela Academia de Dança, Associação Arte.Dança, Teatro Célula, JUSC, CEART/UDESC e Teatro da UFSC. Apresentações também serão realizadas em diferentes pontos públicos no Centro de Florianópolis.

Confira a programação:

10546997_640207022752972_8970855656982983051_o

A iniciativa visa chamar atenção à implantação imediata da Licenciatura em Dança na UDESC, nas cidades de Florianópolis e Joinville, conforme acordo já firmado com o governo do Estado, via Secretaria do Estado da Educação. O curso de dança é uma demanda bastante antiga: “Há quase 20 anos que essa ideia existe”, informa Sandra Meyer, professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). “Em 2009 fizemos um projeto para inserção do curso. A ideia foi bema avaliada mais a instituição não tem o dinheiro necessário para a execução.”

Em agosto do ano passado a  Secretaria do Estado da Educação assinou um documento para suplementação do repasse orçamentário à Udesc. Juntos, os cursos estão orçados em pouco mais de R$ 4 milhões. “O entrave agora é a entrada de verba necessária para que o curso aconteça”, esclarece Sandra. Segundo a professora, a previsão é de que o vestibular seja aberto entre maio e junho de 2015 e que os cursos iniciem em agosto.

Paralelamente a Câmera Setorial de Dança de Florianópolis está solicitando a todos os envolvidos com a dança, sejam profissionais, produtores, dançarinos, professores e ao público em geral o apoio à Petição Pública que será encaminhada ao Governo do Estado de SC para que seja dado cumprimento ao acordo firmado no  22 de agosto de 2013, em Joinville entre o Reitor da UDESC, professor Antonio Heronaldo de Sousa e o Secretário de Estado de Educação, Eduardo Deschamps, além de outras autoridades que lá se encontravam para que fosse concedido  um aumento equivalente a um acréscimo de 0,042% no valor recebido pela universidade, passando o seu percentual de 2,49% para 2,53% o que viabilizaria a implantação da Graduação em Dança.

O Secretário de Educação, Eduardo Deschamps, contudo, em reunião do dia 11 de fevereiro do corrente voltou atrás e declarou que não há verba para a implantação do Curso de Licenciatura em Dança, descumprindo o compromisso assumido em agosto de 2013. Desta forma, o tão esperada Graduação em Dança corre sério riscos de não acontecer.

Quem quiser apoiar a iniciativa segue abaixo o link para a Petição:

CLIQUE AQUI!

A dança catarinense, que tanto tem contribuído para a cultura no Estado, aguarda o cumprimento do compromisso assumido pelo Governo do Estado via Secretaria de Estado de Educação, coerentes com a promulgada política de apoio às licenciaturas.

A comunidade da dança sublinha a importância e urgência da implantação da primeira graduação em dança em Santa Catarina, nas duas cidades: Florianópolis e Joinville e o Dança Catarina apoia totalmente essa iniciativa pois a implantação consolidará a dança como área de conhecimento, sendo o curso vinculado ao Programa de Pós-graduação do Departamento de Artes Cênicas.

Vamos participar, pessoal!!!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s