Galeria

O copo está quase transbordando…

  Confesso. Tenho um ponto fraco, a dança de salão. Ponto fraco sim, pois pela dança tomo muitas decisões por impulso, guiada pelo coração e sem pensar nas consequências. Como é sabido  não sou dona de Academia, não dou mais aulas, não ganho um único centavo com nada que seja ligado à dança. Até porque sou advogada desde 1995 o que me permite outras fontes de renda.

Também desnecessário lembrar que fui uma das idealizadoras e criadoras do Baila Floripa. Alias, elaborei o primeiro projeto e fui a responsável  pela única captação de recursos, ate data de hoje, via Lei de Incentivo Cultural, através da Caixa Econômica Federal (graças ao apoio e a compreensão do meu amigo Marcos Kimura) e o que ganhei com isso?

Uma imensa satisfação pessoal por ter contribuído de forma tão enfática para o crescimento de algo que gosto tanto!

De 2001 pra cá lá se vão 13 anos, dos quais 9 estive ligada à Acads, trabalhando incansavelmente em prol de uma causa que teimo em defender.

 Em 2008 criei, em parceria com meu marido, Neville, o Dança Catarina, um projeto que começou pequeno e despretensioso, apenas um espécie de agenda para que as pessoas soubessem dos bailes na cidade. Uni então duas coisas que amo, escrever e dançar. Em pouco tempo as coberturas jornalísticas e as divulgações caíram no gosto do público, estenderam-se para eventos de outros estados e hoje atingem mais de 30 mil leitores a cada mês. Absolutamente todas as academias e escolas da cidade são divulgadas por meio de banner com links. Procuro dar o maior espaço possível para tudo o que interessa ao mundo da dança sem jamais ter pedido ou cobrado um centavo de quem quer que seja! Tudo pelo prazer de fomentar e contribuir com a arte da dança a dois, tão marginalizada pelos meios culturais, entidades públicas e até mesmo pela imprensa em geral.

Mas, o que até então era fonte de alegria e prazer há alguns anos vem adquirindo um gosto cada vez mais amargo, já não encontro mais nos bailes o prazer de outrora.  Em geral vou aos eventos por obrigação, para fazer coberturas gratuitas das quais muitas vezes não recebo nem um muito obrigado e ,em outras,  parece que sou eu quem está pedindo um favor. É claro que existem exceções, mas posso contá-las nos dedos de uma das mãos.

Apesar de todos os dissabores resolvi mais uma vez parar a minha vida e durante 10 dias trabalhar para fazer um baile que unisse todas as tribos e escolas da região. Na minha ilusão seria como os antigos Bailes da Amizade, onde todos juntariam seus esforços, onde cada um contribuiria para o crescimento da dança, ou melhor, para o crescimento do seu meio de vida. Sim, pois se a Associação Catarinense de Dança de Salão cresce e consegue resgatar os seus objetivos quem ganha são os donos de academias, são os professores e profissionais que vivem da dança.

Se Hoje Florianópolis é o 4º polo de dança de salão do país deve ao trabalho realizado pela ACADS lá atrás, impulsionando, qualificando e divulgando. Somos a única Associação do gênero no país, um modelo para outros estados e, inacreditavelmente, desprezada pelos profissionais daqui que não conseguem enxergar o quanto a Associação já fez e o quanto mais poderia fazer por cada um deles.

O Baile foi um sucesso? Foi! Mais de 250 pessoas. Gente de todas as academias da cidade, de todas as idades e níveis de dança!

Mas por traz de todo esse encanto me deparo decepcionada e chocada com uma guerra de egos e vaidades. Pessoas que não se importam com os objetivos e com o trabalho que está sendo desenvolvido em benefício da dança, gente que só quer saber de lucrar mesmo que isso traga prejuízo para a coletividade, afinal a ACADS é de todos.

Deixo muito claro que tudo isso falo apenas por mim, em meu nome, Clarisse.

Estou cada vez mais farta e decepcionada com a falsidade, a vaidade excessiva, o jogo de egos e a falta de visão do meio da dança!!!

Fica aqui o meu desabafo, que possa quiça, servir de reflexão. Que futuro querem os profissionais para a dança de salão de SC?

Por que eu, sinceramente, estou quase jogando a toalha…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s