Rueda de Cassino

Ed Charlles, professor, dançarino e coreógrafo radicado em Florianópolis-SC e um dos professores oficiais do Congresso Internacional de Salsa de São Paulo está trabalhando na divulgação de um projeto que começou com dois dos grupos mais antigos e tradicionais de salsa aqui no Brasil, o Conexion Caribe (SP) e a Máfia do Casino (RJ). Este projeto objetiva a padronização da Roda de Cassino aqui no Brasil.

Padronização

Quando se fala em padronizar a Roda de Cassino dançada no Brasil não se está querendo obrigar ninguém a mudar seus conceitos na sua totalidade, a ideia é manter a flexibilidade atraindo cada vez mais novos dançarinos para a Roda. Dentro deste contexto a definição de nomenclatura para alguns movimentos chaves facilitará para que o dançarino tenha a tranquilidade e a segurança necessários ao entrar em qualquer Roda em qualquer lugar do país, em outras palavras, o dançarino terá a certeza de que ao menos, os principais movimentos que o Cassineiro pedirá serão exatamente os mesmos e com os mesmos nomes que ele aprendeu e não se sentirá intimidado.

Como estudioso e pesquisador da salsa cubana e mais especificamente da Roda de Cassino Ed Charlles observou que, talvez até pela diversidade cultural deste Brasil de dimensões continentais, encontramos vários movimentos diferentes mais usando o mesmo nome ou vice versa muitos nomes para o mesmo movimento.

Flávio Miguel

Após esta constatação o resultado das pesquisas foi levado ao professor Flávio Miguel, do Rio de Janeiro, um dos fundadores da Máfia do Cassino e uma das principais autoridades em salsa cubana e Roda de Cassino no país. Com a sua orientação surgiu o Projeto de Padronização da Roda de Cassino no Brasil que foi logo apoiado e incentivado pelo pessoal do Conexíon Caribe.

O primeiro passo deste projeto já está dado, foi montado um DVD com sugestões de movimentos para o inicio da padronização da Roda de Cassino.

Seguem também, abaixo, dois links para  acessar no youtube e um canal onde vai você poderá acompanhar todas as novidades deste Projeto.

No Orkut tem a comunidade que se chama Roda de Cassino Brasil. Clique aqui!

E o perfil que também se chama Roda de Cassino Brasil. Clique aqui!

Dúvidas, contatos e sugestões através do  e-mail: rodadecassinobrasil@gmail. com

Espero que você goste das sugestões e nos ajude a divulgar este movimento.

Rueda de Cassino no BAILA COSTÃO 2012

Neste ano, dia 26 de julho, durante o 6º BAILA COSTÃO, os maiores cassineiros do Brasil (Flávio Miguel, Ed Charlles, Ricardo Garcia e Douglas Mohmari) estarão reunidos no Costão do Santinho Resort para tentarmos quebrar o recorde nacional de Rueda de Cassino!! (clique aqui!)

Recorde Nacional

O recorde nacional da maior Rueda de Cassino foi registrado em novembro de 2010, em São Paulo, durante o Congresso Mundial de Salsa do Brasil como parte das comemorações pelos 10 anos do evento. Na ocasião, 194 pessoas participaram, entre dançarinos amadores, profissionais, professores e até mesmo pessoas que nunca haviam entrado numa rueda antes. Ao todo 16 estados brasileiros estavam representados além de países como Cuba, França, Alemanha e Portugal.

RECORDE Mundial

O recorde mundial foi registrado também em 2010, na cidade de Milão, Itália, onde 706 pessoas dançaram por 5 minutos em torno de uma pista profissional de atletismo.


SON, SALSA E RUEDA DE CASINO

UM POUCO MAIS DA CULTURA CARIBENHA

Por Stella Aguiar

Durante a década de 50 em Cuba, existiu uma dança extremamente popular, dançada nas ruas, clubes e residências. Era a Rueda de Casino ou simplesmenteRueda. Esta tradição popular se transformou hoje em uma febre, quase que mundial, podendo ser vista na Russia, Holanda Espanha, Japão, mas tendo Miami como grande centro “Salsero” da atualidade. Esta febre está chegando também no Brasil, principalmente depois do Congresso de Los Angeles, que aconteceu este ano e contou com a participação de vários brasileiros. Para podermos entender a origem da Rueda, vamos conhecer um pouco sobre os ritmos que a influenciaram: o Son, o Casino e posteriormente a Salsa.

O ritmo que hoje conhecemos como Salsa tem sua origem no Son cubano, denominado Son Montuno, dançado na região rural, em pares soltos, com movimentos um tanto exagerados. Com a chegada dos franceses a Cuba, no final do século 18, a dança passa a ser feita em pares em posição de dança, mas com uma grande separação na zona pélvica e a aproximação no torso, dançando ambos com as pernas semi flexionadas. Isto porque as jovens iam aos bailes acompanhadas por suas famílias e era mal visto por todos o fato de os pares dançarem muito próximos entre si. Pouco a pouco, com a influência européia, os movimentos se tornaram mais suaves e a postura foi se assemelhando à atualmente conhecida.

Nos anos 50 em Havana, em grandes salões como o Casino Deportivo e o Casino de La Playa se dançava o Son e outros ritmos cubanos, mas também ritmos norte-americanos como o Foxtrot, Rock’n Roll e o Jazz. A influência desses ritmos, principalmente dos seus movimentos de giros, trouxe uma nova maneira de se dançar o Son, que passa a ser conhecido como Casino, chamado assim por causa dos lugares onde nasceu. O Casino se desenvolveu, os passos ficaram mais elaborados, passando a ser também dançado em roda. Nesta configuração em roda percebe-se uma influência das contradanças Francesas, trazidas à Cuba no séc XVII.

Nos anos 50 e 60 dá-se início à febre da Rueda de Casino. Na Rueda os pares se posicionam em roda e, através do comando do líder executam combinação de passos, giros e trocas de pares, às vezes muito rápidos e complicados. O líder “canta” os movimentos através de nomes, às vezes muito engraçados como Beso Por Debajo, Ping-Pong, Pelota Loca, Coca Cola Unisex. Além de nomes, o líder pode usar também sinais de mãos, particularmente úteis em locais muito barulhentos. O papel do líder é fundamental, ele deve “cantar” a Rueda com graça, criatividade, respeitando os tempos e sobretudo dando continuidade à dança. O resultado é de um sincronismo e beleza excitante tanto para quem dança quanto para quem assiste. É fundamental para o cavalheiro uma atenção constante para seguir os passos cantados, além de ótima visão periférica para que se mantenha a forma da roda e o espaçamento entre os componentes. A Rueda pode ser dançada a partir dois casais até o número de casais que o espaço comportar, tendo rodas de mais de uma centenas de pares. No caso de rodas muito grandes costuma-se fazer uma dentro da outra.

Apesar da finalidade principal da Rueda ser a diversão e seu caráter grupal, existem hoje em dia algumas competições, como o “El que pierde sale”, onde o líder tenta fazer com que os dançarinos se percam, e ao errarem saiam junto com a companheira com quem estavam no momento do erro, ou ainda, se o líder erra cantando fora do tempo também sai e é substituído por outro líder.

O leitor deve ter percebido que utilizamos muito pouco a palavra SALSA até agora. Isto porque a popularização deste nome deu-se apenas por volta de 1973, quando o Son e o Casino se popularizaram na América do Norte. Influências norte americanas, européias e africanas trazem acordes mais progressivos ao Son, dando ênfase e sabor ao ritmo. Como palavras como “Salsa”, “sabor” e “azúcar” estavam sempre presentes às letras das músicas, pareceu ser um ótimo apelo de marketing fazer com que o Son passasse a ser conhecido como Salsa. Hoje aRueda de Casino é uma ótima maneira das pessoas colocarem em prática seus conhecimentos da Salsa e se divertirem juntas. E esta moda, que dura desde os anos 70, quando passou a ser uma febre nos clubes de Miami, promete ser muito duradoura, por ser uma dança tão alegre, participativa e envolvente.

Texto extraído da Agenda da Dança de Salão Brasileira (Aqui) do jornalista Marco Antônio Perna

Publicado em: Revista Dança & Cia. – Março 2002

Bibliografia complementar:

www.salsa.com.br


Anúncios

2 Respostas para “Rueda de Cassino

  1. Pingback: Tentativa de Recorde no Guinness em Floripa – 26/7 | Dança Catarina

  2. Pingback: Tentativa de quebra de Recorde Guinness com a maior Rueda de Casino do Brasil vai acontecer no BAILA COSTÃO | Dança Catarina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s